Chin Shi Huang

Primeiras impressões Volvo XC40 P6: equilíbrio ideal com "apenas" 231 cv

Versão de entrada mais mansa do XC40 elétrico entrega bom equilíbrio entre preço e desempenho

Volvo XC40 P6 no Electric Experience 2022Volvo XC40 P6 no Electric Experience 2022

Desde que a Volvo decidiu vender o XC40 apenas na versão elétrica, uma das suas características marcantes era o excelente desempenho. Em alguns casos, excelente até demais. Agora, a esperada versão XC40 P6, mais mansa e equipada com apenas um motor, chega trazendo uma boa relação entre desempenho e preço. No Electric Experience 2022, tivemos o primeiro contato com a versão de entrada que promete fazer "muito barulho" no mercado.

O que é?

Embora seja a versão de entrada, o novo XC40 P6 entrega desempenho mais alinhado com a proposta de um carro urbano. Claro que é sempre interessante ter muito mais potência, mas o fato é que o seu motor elétrico que entrega 231 cv (170 kW) e 33,6 kgfm de torque montado no eixo dianteiro é mais do que suficiente par o dia a dia. Outra diferença desta versão está na bateria um pouco menor, com 69 kWh de capacidade (contra 78 kWh no P8). No entanto, é o suficiente para 424 km de autonomia, graças à redução de 158 kg no peso e menor potência do conjunto. 

Para você ter uma ideia do que estamos falando, nessa configuração, o XC40 P6 elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos, tempo atingido por alguns carros esportivos equipados com motor à combustão. Sua velocidade máxima declarada é de 160 km/h e o consumo médio, declarado pela Volvo, é de 18.6 kWh/100 km. 

Na comparação com a versão P8, que tem motor elétrico duplo para tração integral e 408 cv de potência, o XC40 P6 também deixa de oferecer equipamentos como a câmera de 360 graus, sistema de som hi-fi Harman Kardon, além de receber rodas aro 19", em vez de 20".

Visual atualizado

Talvez você não tenha percebido pela sutileza, mas esta nova versão de entrada chega junto com uma pequena atualização visual. Basicamente, a linha XC40 ganha modificações que já estavam presentes no irmão mais novo, o C40 Recharge.

Assim como o elétrico na carroceria cupê, o SUV ganha novos faróis com a identidade luminosa, o famoso martelo de Thor', mais marcante e com a tecnologia LED pixel adaptativa. O para-choque dianteiro também foi levemente redesenhado e grade frontal perde a moldura. São pequenas atualizações, mas o suficiente para dar um leve ar de novidade.

Com exceção dos equipamentos a menos, a boa notícia é que o interior mantém o mesmo padrão de acabamento da versão P8. Isso significa que você encontrará materiais de boa qualidade e montagem bem feita. Estão presentes o painel do motorista com tela de 12 polegadas e a tela vertical de 9 polegadas para a central multimídia e gerenciamento do carro. A unidade que avaliamos estava equipada com som Harman Kardon, item opcional, que adiciona 12 canais, potência de 600 W e subwoofer. 

Impressões ao dirigir

O novo Volvo XC40 P6 mantém o mesmo modo de operação da versão P8. Isso significa que você precisa apenas entrar e sentar no banco do motorista para que o SUV esteja pronto para rodar - não há botão para ligar o motor. Basta ajustar o banco, encontrar a melhor posição para dirigir com a regulagem de altura e profundidade do volante, colocar o "câmbio"  em D e pronto.

Indo direto ao ponto, o nosso teste no Motor Park Haras Tuiuti foi breve, mas o suficiente para entender melhor essa configuração mais mansa. É uma configuração mais dócil, com ganho de velocidade mais linear e adequado para o trânsito urbano. Enquanto a P8 tem uma arrancada ignorante, o XC40 P6 entrega suavidade, mas ainda sim, com bom desempenho.

Estamos falando de um SUV com 231 cv de potência e 33,6 kgfm, entregues imediatamente. A impressão inicial é que esta configuração ficou na medida, sem exageros. As rodas menores, com apenas 19 polegadas, também irão contribuir para uma rodagem mais confortável na cidade. Como citado, o teste foi breve e em pista fechada, mas o suficiente para deixar essa boa impressão.  

Quanto custa?

O preço é o grande atrativo, e que já causa dor de cabeça e movimentações importantes na concorrência. Por R$ 309.950, é uma boa redução sobre o valor cobrado pela versão de tração integral. O objetivo da Volvo com essa estratégia mais agressiva é a se consolidar na liderança no segmento de veículos elétricos no país.

Electric Experience 2022

Local: Motor Park Haras Tuiuti
Rodovia Eloy de Camargo Bueno, Km 4, Tuiuti - SP, 12930-000
Data: de 8 a 15 de novembro de 2022
Data ao público: 12 a 15 de novembro de 2022
Ingressos: www.motorparkht.com.br

Chin Shi Huang Mapa do site