Após confirmar que a linha Chevrolet Bolt EV sairá de linha em dezembro, a GM anuncia que a próxima geração do seu carro elétrico chegará ao mercado em 2025. Completamente reformulado, o próximo Bolt terá menor custo de produção para ficar acessível diante de uma concorrência acirrada. 

O anúncio foi feito pela CEO da GM, Mary Barra, na Automotive Press Association em Detroit, onde a executiva destacou os bons resultados de vendas da linha Bolt nos Estados Unidos, mesmo na reta final de sua trajetória. 

"Foi algo muito bom este ano, e isso influenciou a decisão de que o traremos de volta em 25", disse Mary Barra durante o evento. 

Galeria: Chevrolet Bolt EUV 2022 - Avaliação

Recentemente, quando confirmou que o Bolt EV teria uma nova geração, a GM anunciou que o carro elétrico terá bateria de fosfato-ferro-lítio (LFP), mais baratas de produzir que as atuais baseadas em níquel - Tesla, Ford e outras montadoras estão investindo pesado nessas baterias.

No entanto, não foi revelado qual será o alcance estimado para o modelo de próxima geração - vale lembrar que o modelo atual pode rodar 390 km com uma carga pelo padrão Inmetro, número que na prática pode superar os 450 km. 

Galeria: GM Ultium Platform

Uma reportagem da Reuters baseada no relatório do acordo provisório da montadora com o sindicato United Auto Workers diz que o UAW garantiu um investimento de US$ 391 milhões para um "futuro veículo elétrico" na Fairfax Assembly, no Kansas. Fontes disseram que o futuro EV é o Chevrolet Bolt de próxima geração. 

Barra também já disse que o Chevrolet Bolt de próxima geração aproveitará "os melhores atributos do Bolt EUV atual, bem como a arquitetura Ultium, nosso software mais recente, e o NACS".

Ao utilizar a química LFP, a GMeconomizará"bilhões em despesas de capital e engenharia, entregando um pacote de baterias significativamente melhorado usando células LFP compradas". Além disso, a mudança para a LFP permitirá que a GM tenha um custo unitário "substancialmente menor", disse Barra.

No Brasil, o Chevrolet Bolt foi lançado neste ano por R$ 279.990. No entanto, veio em um lote limitado a 200 unidades. Como poucos detalhes foram revelados, ainda não sabemos o posicionamento exato do próximo Bolt, nem o quão agressivo será o seu preço.