Chin Shi Huang

Clone esquisito da Tesla Cybertruck surge por US$ 40 mil

A picape de Elon Musk ainda não foi apresentada e já tem gente copiando

Aitekx-RoboTruck-1TAitekx-RoboTruck-1T

Se há uma coisa que é certa sobre o Tesla Cybertruck é que ele não passará despercebido. Além do porte gigante, a picape elétrica de Elon Musk tem formas nunca antes vistas. Algumas linhas retas definem a carroceria, com um formato tão estranho e minimalista que muitos se divertiram brincando com isso.

Mas será que esse ainda será o caso no futuro? Provavelmente não, olhando para o Robotruck (até mesmo o nome não deixa dúvidas sobre a origem da inspiração). O Robotruck apareceu no Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece de 17 a 26 de novembro.) Do que se trata?

Até 850 km de autonomia

O Robotruck é produzido por uma startup que ainda não tinha ouvido falar, a Aitekx. O nome da empresa, que tem sede no Vale do Silício, deriva da união das siglas AI, tech e X e, lendo no site oficial, tem como objetivo criar veículos para a mobilidade do futuro também utilizando Inteligência Artificial. 

Bem, a Aitekx enfrenta o mundo da mobilidade do futuro com uma (não xingue) meia-cópia do já mencionado Cybertruck. Aqui também as linhas da carroceria são tensas: o capô e o para-brisas fundem-se quase para criar uma única superfície e a lateral é particularmente esculpida. Há diferenças, e algumas delas (a janela lateral ou a cobertura da carroceria) são óbvias. Mas igualmente evidentes são as semelhanças, inclusive cromáticas.

Tesla Cybertruck

Aitekx Robotruck

Em produção a partir de 2025

Segundo a empresa, o Robotruck acelera de 0 a 100 em 3,5 segundos, atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e – acima de tudo – promete um alcance aprovado pela EPA, equivalente a 850 km. Pena que a capacidade da bateria não foi revelada. Pelos padrões atuais, ele pode ser enorme em tamanho - alguns especulam em torno de 200 kWh -, mas a esperança da Aitekx é aproveitar um acumulador de próxima geração.

Menor que o Cybertruck, ele estará disponível em duas versões de carroceria, 4,8 e 5 metros e terá um preço de ataque nos EUA em torno de 40 mil dólares (cerca de R$ 200.000). Ele chegará em 2025 e, por mais que os técnicos da Aitekx afirmem que esses protótipos são reais, certamente antes da estreia comercial ele será submetido a uma série de modificações para corrigir alguns defeitos de montagem que ficam evidentes mesmo olhando apenas para as fotos do veículo em exposição no estande de Los Angeles.

Chin Shi Huang Mapa do site